Contudo, embora a roupa térmica seja um produto consolidado no mercado, ainda é comum vermos as pessoas se perguntando sobre sua real eficácia:
"será que a roupa térmica funciona?" e "será que ela serve tanto para o frio, quanto para o calor?" - esses são só alguns dos questionamentos.
Nesse sentido, resolvemos trazer um texto completo sobre o assunto, explicando o que é a roupa térmica, como ela funciona, quais são as suas vantagens e muito mais.
A roupa térmica funciona?
Sim, a roupa térmica funciona muito bem!
Mas fica a dúvida de algumas pessoas: "para que serve camisa térmica?"
Podemos definir essas roupas extremamente tecnológicas como uma vestimenta responsável por manter a temperatura do corpo devidamente regulada, eliminando toda a umidade e retendo o calor.
Existem diversos tipos de roupas térmicas disponíveis no mercado, sendo que o middle layer, o top layer e o baselayer são alguns dos modelos mais comuns.
No inverno, alguns indivíduos acabam optando por casacos robustos para se proteger do frio e, embora essa não seja uma atitude incorreta, é preciso dizer que ela não é a mais adequada.
Isso porque a única função do casaco é fazer com que o vento gelado não tenha acesso ao seu corpo. Em outras palavras, o que vai te manter aquecido é a roupa térmica, visto que, conforme falamos acima, é o item incumbido de regular sua temperatura corporal.
Do que é feita a roupa térmica?
A tecnologia empregada nesses modelos muito se difere do que é aplicado nas roupas comuns.
Já começa pelo tecido, que tende a ser mais leve devido sua facilidade em eliminar o suor e fazer com que o corpo consiga manter o calor.
Vale lembrar que as fibras sintéticas também exercem um papel importante no processo de produção, pois elas garantem o conforto, a resistência e a elasticidade do produto.
A roupa térmica serve para o calor?
A princípio, essa é uma dúvida bastante comum e pouco explicada por quem vende esse tipo de produto. Em suma, a resposta é sim, a roupa térmica também pode ser usada em dias quentes.
Isso graças a tecnologia termodinâmica usada na produção desses itens, que consegue ajustar a temperatura do corpo e mantê-lo fresco mesmo no verão, além de evitar manchas, mau odor e o acúmulo de bactérias.
Roupa térmica serve para a prática de esportes?
Você provavelmente já deve ter visto algum esportista utilizando alguma roupa ou acessório térmico durante suas atividades, correto?
O motivo pelo qual isso acontece está diretamente ligado a proteção e comodidade que essas peças oferecem, assegurando que o atleta consiga desempenhar suas funções com o máximo de conforto e liberdade de movimentos.
Por exemplo, pessoas que praticam esportes radicais como escalada e alpinismo, estão muito mais expostas a natureza e as mudanças repentinas de temperatura.
Dentre alguns dos perigos provenientes dessa exposição, podemos citar os seguintes:
- Contato com substâncias que causam irritação na epiderme;
- Cortes causados por galhos;
- Risco de problemas respiratórios.
Logo, ao utilizar uma roupa térmica ao longo das suas atividades esportivas, você estará se projetando contra esses problemas sem diminuir sua performance.
Segunda pele e camisa térmica: existe diferença entre as duas?
Embora as duas expressões sejam usadas quase que de forma intercambiável, é importante lembrar que elas não representam o mesmo produto.
Sendo assim, é preciso estar atento na hora de escolher uma dessas peças, já que uma pode ser mais adequada do que a outra dependendo do seu uso. Vejamos como funciona essa diferença:
Tecido
Segunda pele
A segunda pele mantém você aquecido devido às fibras sintéticas e o elastano presentes na sua composição.
Além disso, por estar colada ao corpo, ela permite que os usuários possam se locomover com facilidade durante seus treinos, caminhadas e afazeres do cotidiano.
Camisa térmica
A camisa térmica trabalha de uma forma diferente, ficando incumbida de evitar que o frio ultrapasse a camada de proteção e entre em contato com o seu corpo. Materiais como poliamida, microfibra e íons podem ser encontrados nesses itens.
Caso você more num lugar com bastante neve e precise sair com frequência, talvez essa seja a escolha ideal.
Em quais situações usar?
Segunda Pele
A segunda pele é bastante apropriada para quem pratica esportes no frio ou no calor, além de ser uma excelente opção para usar por baixo da roupa no dia a dia.
Fora isso, ela também pode ser usada por baixo de fardamentos esportivos como trajes de futebol, kimonos e etc.
Camisa térmica
Já com relação a camisa térmica, ela é indicada para situações onde o frio é realmente intenso. Ou seja, ao invés de ir treinar ou passear na rua com um monte de roupas, basta colocar uma camisa térmica e um agasalho para se manter protegido.
Por fim, saiba que tanto a segunda pele quanto a camisa térmica podem ser encontradas em formato manga longa/manga curta, gola V/arredondada e em diferentes cores.
Para diferenciar ambos os modelos, não se esqueça de levar em consideração todos os pontos citados neste tópico – tecido, finalidade de uso, material e etc.
Calça, casaco e acessórios térmicos: como usar?
Calça térmica
É recomendado que, ao usar uma calça térmica ou uma calça segunda pele, você as coloque por cima do moletom, jeans ou qualquer outro tecido da sua preferência.
Caso o local para onde está indo esteja chovendo ou nevando, lembre-se de optar por vestimentas impermeáveis ou que protejam contra gotas de chuva. Escolher um par de tênis apropriado para essas condições também é um passo fundamental.
Casaco
Em momentos onde o inverno se mostra mais rigoroso, o uso de casacos térmicos se torna indispensável. Atualmente, grande parte dos casacos são produzidos com tecnologia de ponta, como o fleece, por exemplo.
A principal função desse item é evitar que o vento gelado, a neve e a umidade atinjam seus membros superiores – sobretudo os braços e o tronco. Como o casaco passará a ser sua primeira camada de proteção, certifique-se de que o produto é de fato resistente ao frio.
Acessórios
Se mesmo com casaco, calça e camisa térmica o frio ainda se faz presente, é provável que você precise aderir a alguns acessórios térmicos antes de sair de casa.
Nesse sentido, escolha itens como toucas, luvas, meias e cachecóis térmicos. Tenha em mente que os acessórios de maior contato com a pele costumam ser os mais eficientes.
O que fazer para escolher a melhor roupa térmica?
Como você já deve ter percebido, existem diversas opções de roupas térmicas para diferentes ocasiões. Para fazer a escolha certa, considere a forma como irá utilizar esses produtos.
O que poucas pessoas sabem é que as roupas térmicas possuem gramaturas diferentes, sendo que os modelos com tecido mais grosso tendem a esquentar mais.
De modo geral, as camisas e calças produzidas com tecido fino te protegem enquanto a temperatura permanecer acima 0°C. Já as variações confeccionadas com tecidos mais espessos, oferecem proteção quando os termômetros atingem -30°C.
Em síntese, se você estiver num país de clima tropical como o Brasil, um modelo mais simples deve ser o suficiente. Agora, se estiver planejando viajar para europa ou para qualquer outro lugar onde o inverno é mais intenso, de preferência as peças mais robustas.
Quais as principais vantagens da roupa térmica?
Proteção para os dias de frio intenso
O uso de moletons pesados que limitam o movimento podem ser substituídos por roupas térmicas, já que seu tecido leve e fino contribui para que seu corpo se mantenha sempre quente. Os conjuntos térmicos – calça e camisa manga longa – são ótimos para quem realiza atividades físicas em locais abertos.
Proteção para os dias de muito calor
Do mesmo modo, use roupas térmicas em dias quentes para que seu corpo permaneça arejado e na temperatura ideal.
Além disso, ao optar por vestimentas convencionais durante a prática de atividades vigorosas, você corre sérios riscos de ter o seu rendimento afetado devido a alta quantidade de suor acumulado na roupa.
Desse modo, mantenha seu corpo frio e completamente seco utilizando camisas ou conjuntos térmicos.
Proteção contra raios UV
Os raios solares – principalmente os ultravioletas – podem trazer diversos problemas de saúde para o ser humano. Queimaduras, complicações na retina e até mesmo o câncer de pele são alguns dos exemplos.
Logo, boa parte dos modelos de camisa térmica possuem proteção contra raios UV, permitindo que o usuário consiga sair no sol sem se preocupar com nenhum desconforto.
Contudo, antes de comprar a sua, verifique quem é o fabricante do produto e confira todas as especificações descritas na etiqueta.
- Entenda: Como escolher camisa de proteção UV?
Protege contra ralados e assaduras
As camisas térmicas de manga comprida protegem você de objetos ásperos que possam surgir no seu caminho. Se você pratica futebol e gosta de atuar como goleiro nas peladas, essas camisas podem aliviar os ralados provenientes das quedas.
Por fim, as bermudas e os shorts térmicos ajudam a reduzir o aparecimento de assaduras na região da virilha, uma vez que esses modelos são projetados para mitigar o atrito entre as pernas.
Modela o corpo sem revelar as imperfeições
A modelagem fit não apenas garante o conforto das roupas térmicas, como também confere a essas peças um caimento elegante. O interessante é que elas não marcam as imperfeições do corpo, o que poderia deixar algumas pessoas desconfortáveis ao utilizar o produto.
Impossibilita o acúmulo de bactérias e o mau odor
O mau cheiro que sentimos em nossas roupas é consequência da constante proliferação de bactérias no tecido. Logo, o uso de vestimentas térmicas se faz extremamente importante, pois o material utilizado nesses produtos impede que isso ocorra.
Tecnologia Dry
Essa tecnologia contribui para que seu corpo se mantenha longe de qualquer umidade. Consequentemente, isso faz com que sua temperatura corporal permaneça sempre no nível ideal.
Muito mais flexibilidade
Seja para ir à academia ou para o trabalho, o ideal é que você consiga realizar essas atividades com o máximo de flexibilidade.
Desse modo, a roupa térmica se ajusta ao seu corpo de forma natural, garantindo que você tenha liberdade de movimento e consiga realizar seus afazeres com muito mais conforto.
Existe um modo certo de lavar as roupas térmicas?
As roupas térmicas, ao contrário do que muita gente pensa, não necessitam de cuidados especiais na hora da lavagem – os casacos são uma exceção, vez que eles são produzidos com materiais diferentes. Verifique sempre as instruções de limpeza na etiqueta.
Desse modo, ao lavar suas peças sujas, siga as orientações a seguir:
- Evite colocá-las na máquina. Lave sempre à mão;
- Não use alvejante que contenha cloro na sua composição;
- Deixe as roupas secar no varal. Evite usar secador;
- Se for passar ferro, nao ultrapasse a temperatura de 110°C;
- Use bastante água durante o procedimento e jamais limpe à seco.
Embora essas dicas sejam adequadas para quase todas as peças térmicas, não deixe de analisar as informações de lavagem fornecidas pelo fabricante.
Conclusão
As roupas térmicas, conforme vimos nesse artigo, são itens essenciais para se proteger do frio intenso e do forte calor.
Equipadas com materiais resistentes e tecnologia de ponta, elas asseguram que seu corpo continue na temperatura certa mesmo em circunstâncias extremas.
Dito isso, fique atento às formas de uso dessas peças e não se esqueça que existe um tipo de roupa térmica para cada situação.
E então, gostou do artigo? Para mais conteúdos como esse, visite nosso blog agora mesmo e não deixe de nos seguir nas redes sociais.