Camisa Térmica, de Compressão ou UV - Qual a diferença?

Camisa Térmica, de Compressão ou UV - Qual a diferença?

Roupa térmica funciona? Serve para frio ou calor? Lendo Camisa Térmica, de Compressão ou UV - Qual a diferença? 8 minuto Próximo Por que usar roupas térmicas no frio?

Muito tem se falado sobre 3 modelos de camisas que tem atraído grande parte do público, praticante e não praticante de esportes, esses modelos são a camisa térmica, de compressão e proteção UV.

Mas qual a diferença entre elas?

Até certo ponto, essas camisas possuem algumas características parecidas, todavia, elas possuem funções extremamente diferentes e únicas!

E, para esclarecer de vez essa dúvida, decidimos trazer esse texto explicando tudo sobre esses três modelos, abordando todos os aspectos, como: modo de uso, como funciona e para quem é indicado.

Nos acompanhe nesta leitura e entenda definitivamente! 

O que é camisa térmica?

A camisa térmica é uma vestimenta projetada para proteger contra temperaturas extremas.

Essas roupas são projetadas para manter o calor corporal, enquanto possibilita os movimentos e, por esse motivo, é produzida com fibra sintética, como: 

  • Elastano;
  • Poliamida;
  • Microfibra;
  • e outros materiais resistentes.

Garantindo o conforto e a elasticidade do produto.

Vale ressaltar que as roupas térmicas não se resumem apenas às camisas. Logo, peças como: calças, gorros, cachecóis e luvas térmicas também podem ser encontradas nas lojas. 

Como funciona a camisa térmica? 

como funciona camisa térmica

Como dito anteriormente, uma camisa térmica contribui para que o seu corpo consiga manter a temperatura ideal, mesmo em ambientes com climas extremos.

Além disso, a vestimenta elimina completamente o suor e afasta a umidade do corpo, garantindo que você permaneça seco após a prática de atividades físicas.

Essas características reduzem as chances das suas roupas ficarem com aquelas manchas indesejadas nas axilas e evitam o mau odor. 

Qual é o modo de uso? 

Normalmente, a camisa térmica atua como uma espécie de "segunda pele", onde você vai colocá-la por debaixo da roupa.

Nesse sentido, caso esteja indo para o trabalho, coloque a camisa térmica primeiro e depois termine de se vestir. 

Contudo, se a sua intenção for correr ou caminhar no parque, dependendo da temperatura, vista somente o modelo sem colocar nada por cima.

kit camisa termica

Para quem é indicado? 

As camisas térmicas sempre foram bastante utilizadas no inverno por esportistas de alta performance – montanhistas, jogadores de futebol e ciclistas são alguns dos casos. 

Logo, a criação dessa linha de roupa tinha como objetivo atender somente essa demanda, vez que boa parte desses atletas vinham tendo problemas de performance em razão do frio. 

Acontece que, com o passar do tempo, a camisa térmica passou a fazer parte do guarda roupa de pessoas comuns e que só queriam se proteger do frio e do calor, ao passo que, atualmente, ela é indicada para todos sem nenhuma restrição de uso. 

Todavia, caso esteja pensando em comprar a sua, saiba que cada modelo possui uma gramatura diferente, sendo que as variações com tecidos mais grossos tendem a proteger mais. 

O que é camisa de compressão?  

As camisas de compressão ajudam os atletas a melhorarem sua performance durante os treinos e a evitar dores causadas pela má circulação sanguínea e a fadiga muscular.  

Embora os estudos relacionados aos benefícios da camisa de compressão não sejam uma unanimidade entre os cientistas, é comum vermos pessoas utilizando esse produto durante suas atividades e relatando uma melhora perceptível de desempenho.  

Como funciona a camisa de compressão?  

A camisa de compressão permite que a circulação sanguínea no seu corpo se dê de forma apropriada em razão da constrição exercida sobre os seus músculos.

Isso faz com que mais oxigênio consiga circular pelo sangue, fazendo com que você se sinta menos fadigado. 

É importante ressaltar que, quanto mais oxigênio no sangue, mais rápido o ácido lático é liberado pelo organismo, o que reduz as dores e lesões após a prática de exercícios físicos. 

E será que ela ajuda no emagrecimento? 

Muito se fala que as camisas de compressão são peças indispensáveis para quem deseja emagrecer, apesar de não existirem estudos concretos comprovando sua eficácia nesse sentido.  

No entanto, existe uma lógica por trás dessa afirmação: se esses modelos são capazes de retardar o surgimento da fadiga, então é provável que a pessoa consiga se exercitar por mais tempo e assim perder mais calorias.

Dessa forma, tanto as roupas térmicas quanto as de compressão podem contribuir para a perda de peso, desde que o indivíduo esteja disposto a se exercitar regularmente e seguir as orientações de um nutricionista. 

Qual é o modo de uso? 

Assim como a camisa térmica, a de compressão pode ser usada por debaixo das demais roupas.

Todavia, procure vestir esse item somente nas suas sessões de treinamento ou quando for praticar algum esporte da sua preferência.

Para quem é indicado?

Como já dito, este modelo de roupa é muito utilizado por diversos esportistas, sendo uma excelente escolha para os treinos e, até mesmo para a prática. 

se você é um esportista profissional, amador ou até mesmo um "atleta de final de semana", vale a pena testar o produto.

Veja que essas peças reduzem a vibração indesejada dos músculos, evitando que seu corpo gaste energia sem necessidade. Além disso, o tecido utilizado para produzir estas camisas possuem tecnologia de ponta e garantem liberdade de movimento.

O que é a camisa UV?

A camisa UV foi desenvolvida para proteger as pessoas contra os raios ultravioletas, responsáveis por causar o envelhecimento precoce da epiderme, queimaduras e, em casos mais graves, o câncer de pele.  

Logo, esses modelos são altamente recomendados para a prática de exercícios físicos em dias muito ensolarados e de calor intenso.  

Mas o que são os raios UV? 

Antes de seguirmos com nossas recomendações, é importante explicarmos o que são os raios ultravioleta. Em síntese, toda radiação que possui um comprimento de onda menor do que 400nm pode ser classificada como raio ultravioleta.

Acontece que, devido aos altos índices de poluição na terra, a camada de ozônio não consegue filtrar corretamente as ondas de radiação provenientes do sol. Isso faz com que nosso corpo tenha que lidar com esse fenômeno sem nenhuma proteção, o que até acaba acontecendo, mas não da forma como deveria. 

Além disso, plantas e animais também podem sofrer com os efeitos do raio UV, motivo pelo qual a precaução precisa ser redobrada.

Como funciona a camisa UV?   

A tecnologia empregada nas camisas UV funciona como uma espécie de escudo, impedindo que a radiação presente no ar entre em contato com a sua pele. 

Vale lembrar que, mesmo em dias nublados, o uso dessa camisa ainda se faz necessário, uma vez que os raios UV não se dissipam da atmosfera com facilidade. 

O processo de produção se inicia com as fibras tecnológicas de dióxido de titânio, que após serem utilizadas para dar forma as camisas UV, são banhadas com um aditivo de fotoproteção.  

Isso confere às peças o nível adequado de proteção contra a radiação ultravioleta, além de assegurar que os modelos não percam sua eficiência mesmo após a lavagem. 

Para quem é indicado? 

As camisas UV são indicadas para todas as pessoas que passam muito tempo expostas ao sol. Se você costuma ir a pé para o trabalho, não deixe de sair de casa sem esse item por debaixo das suas roupas.  

Para aqueles que gostam de se exercitar em parques e em locais abertos, o modelo também é altamente recomendado. 

De modo geral, as camisas UV se adequam bem a qualquer corpo, além de serem bastante flexíveis e não limitarem os movimentos. 

Mas, afinal de contas, qual a diferença entre as 3 camisas?

Basicamente, a camisa térmica pode ser utilizada a todo momento, seja no frio, no calor, durante a prática de atividades físicas ou só para resolver as tarefas do dia a dia. 

Já com relação a camisa de compressão, seu uso é mais voltado para a prática de esportes e exercícios mais intensos, já que suas características contribuem para que seu corpo consiga performar por mais tempo sem que haja fadiga muscular.

Por fim, as camisas UV podem e devem ser usadas por qualquer pessoa, sejam elas esportistas de alta performance ou não. Afinal, o modelo foi desenvolvido para evitar que a pele sofra com as lesões ocasionados pela radiação ultravioleta. 

Conclusão  

Embora as 3 camisas tragam propostas diferentes, não há como negar que no quesito conforto e proteção elas atuem de forma parecida.

Sendo assim, utilize os conhecimentos transmitidos nesse artigo e decida pelo modelo que melhor atenda as necessidades do seu cotidiano.