Pular para o conteúdo

O que você procura?

News

Tipos de camisa térmica: como escolher o melhor modelo?

por Marketing Maturare 26 May 2023

Já ouviu falar sobre para que serve uma camisa térmica? Então, essas peças extremamente tecnológicas são uma grande aliada para climas extremos - ajustando a temperatura corporal. 

Atualmente, essa peça é muito utilizada em treinamentos físicos, pois ajuda a evaporar o suor e preservar a temperatura corporal.

Normalmente, essas camisas funcionam como uma espécie de segunda pele, pois seu tecido possui propriedades isolantes – motivo pelo qual praticantes de esqui, ciclismo e snowboard a utilizam com frequência. 

Além disso, essas camisetas oferecem outros benefícios, como proteção antibacteriana e gerenciamento de umidade, reduzindo o odor gerado pela transpiração. 

São peças de roupas incríveis, não é mesmo? Por este motivo, desenvolvemos este artigo para te auxiliar na escolha do melhor modelo para você! Nos acompanhe nesta leitura e conheça as funções e características de cada modelo! Vamos lá!

Primeiramente, Como escolher uma boa camisa térmica?

Escolher uma boa camisa térmica está longe de ser uma tarefa difícil, ao passo que você precisa estar atento a esses 3 pontos:

  • Condições climáticas: é necessário avaliar as condições climáticas do local para onde você está indo. Veja se o frio ou o calor se apresentam de forma intensa ou moderada.
  • Finalidade que será utilizada a peça: como existem camisas térmicas com tecidos e espessuras diferentes, é importante que você saiba exatamente qual será a finalidade do produto.
  • Conforto: Por fim, mas não menos importante, lembre-se de analisar se a roupa ficará confortável em seu corpo, sem prejudicar seus movimentos ou causar atritos. 

Tendo essas 3 noções muito bem alinhadas, vamos ver agora como escolher o modelo da camisa térmica perfeita para cada situação!  

E quais são os principais tipos de camisa térmica?

Agora que você já entendeu como é o processo de escolha da camisa ideal, é muito importante salientarmos que cada modelo oferece uma atuação diferente - servindo para diferentes situações. 

Vamos agora conhecer quais são os principais tipos de camisas térmicas para você entender como escolher a ideal para os mais diversos tipos de práticas! 

Camisa térmica de manga curta

Ao mesmo tempo em que deixa os braços livres, a camisa térmica de manga curta traz isolamento térmico ao tronco. Geralmente, essa roupa é usada em condições climáticas amenas ou em atividades físicas de verão.

Feita com tecido especial que possui propriedades isolantes, essa camisa ajuda a reter o calor do nosso corpo durante os treinos físicos, deixando a pele mais confortável e arejada.

Um ponto positivo dessa camisa é o fato dela oferecer proteção térmica sem influenciar o movimento dos braços.

Por isso, ela se torna útil em atividades como musculação, corrida, levantamento de peso e qualquer treino atrelado aos membros superiores.

Camisa térmica de manga longa

A camisa térmica de manga longa traz proteção térmica para os braços - além do tronco – gerando mais proteção contra o frio e o calor.  

Semelhante a camisa térmica de manga curta, a versão de manga longa também possui propriedades isolantes. Assim, seu tecido consegue preservar o calor produzido pelo corpo e mantê-lo aquecido mesmo em dias com temperaturas extremas. 

É possível usar a modelo diretamente sobre a pele, acompanhando de uma camiseta por cima. Entretanto, dependendo das condições climáticas, você pode optar por usar somente a camisa térmica. 

Ademais, ela pode ser usada no dia a dia, para praticar atividades ao ar livre ou até mesmo para ir a academia. 


Camisa térmica de gola alta

A camisa térmica de gola alta protege a parte inferior do pescoço contra o vento e o frio. Inclusive, por conta de seu colarinho, ela é muito útil para atividades expostas a ventos fortes. 

O interessante da gola alta é a proteção que ela oferece contra gripes, resfriados e outros problemas respiratórios, justamente por não deixar que a brisa gelada tenha contato com o seu pescoço.

Camisa térmica com capuz 

Com um capuz acoplado, esse modelo é excelente para dias gelados e para atividades onde é preciso proteger a cabeça.

Afinal, a touca serve para manter as orelhas e toda circunferência do crânio aquecidas, além de proteger contra a neve e a chuva. 

Vale lembrar que é totalmente possível ajustar o capuz e cobrir completamente a cabeça e o pescoço ou deixá-los parcialmente expostos, a depender do seu gosto e do clima do local.

Camisa térmica de compressão

Frequentemente utilizada em treinos esportivos intensos, a camisa térmica de compressão foi feita para fornecer suporte muscular adicional. Além disso, ela também fornece isolamento térmico, função básica de qualquer roupa desse tipo.

Fabricada com um tecido elástico que se ajusta ao corpo, essa camisa térmica melhora a circulação sanguínea e a passagem de oxigênio no organismo. Ademais, essa roupa também reduz a fadiga muscular e o risco de lesões.

Além dos benefícios atrelados aos músculos, a camisa térmica de compressão mantém o calor do corpo durante a prática de exercícios. Com isso, a pele fica mais confortável durante o treinamento, o que permite um melhor desempenho do atleta.

Camisa térmica sem mangas 

Também chamada de regata térmica, o modelo sem mangas protege o tronco, mas deixa os braços livres, fazendo com que a pessoa se sinta mais livre para realizar seus movimentos.

 A propósito, em razão da liberdade que essa camisa proporciona aos braços, ela acaba se tornando uma excelente opção para esportes como vôlei, remo, musculação, basquete, entre outros. 

Camisa térmica com zíper 

A camisa térmica com zíper não é muito diferente das outras citadas até aqui, uma vez que ela é capaz de fazer tudo que suas “irmãs” fazem. 

Embora o zíper possibilita que a pessoa consiga controlar a ventilação de forma simples, tal característica não impacta no grau de proteção do produto.

Em outras palavras, tanto o modelo com zíper quanto o modelo sem zíper oferecem o mesmo nível de isolamento térmico.

Camisa térmica com punho reforçado

A camisa térmica com punho reforçado garante que o frio do ambiente não afete o seu corpo. 

Afinal de contas, o reforço do punho se torna uma barreira extra contra a entrada do frio, atributo importante em passeios ao ar livre. 

Para quem gosta de andar pela neve, essa camisa é a melhor opção possível, especialmente se tiver gola alta.

Como escolher a camisa térmica perfeita para viajar?

Como dito anteriormente, é importante considerar o clima do destino e as atividades planejadas.

Para locais com temperaturas amenas, uma camisa térmica de manga curta pode ser uma ótima opção, pois oferece isolamento térmico ao tronco sem restringir os movimentos dos braços.

Já para destinos mais frios, como montanhas ou regiões com neve, uma camisa térmica de manga longa ou com gola alta é ideal para proporcionar proteção adicional contra o vento e o frio.

Esses modelos oferecem isolamento térmico para o corpo todo, incluindo os braços e o pescoço, mantendo você confortável durante toda a viagem.

Como escolher a camisa térmica para surfar?

Ao escolher uma camisa térmica para surfar, é importante considerar a proteção contra os elementos e o conforto durante a prática do esporte.

Um modelo recomendado é a camisa térmica de manga longa, pois oferece cobertura total dos braços e do tronco, ajudando a manter a temperatura corporal enquanto você está na água.

Para essas situações, as camisas com proteção UV são modelos indispensáveis - garantindo, além do ajuste do calor corporal, proteção contra os raios ultravioleta. 

Como escolher a camisa térmica certa para fazer crossfit?

No contexto do crossfit, onde a intensidade dos exercícios é alta, é importante escolher uma camisa térmica que ofereça conforto e suporte durante os movimentos.

Para essa atividade, assim como para treinos em academias, recomenda-se uma camisa térmica de manga curta. Porém, dependendo da preferência pessoal e das condições climáticas do local, as camisas de manga longa também são boas escolhas.

Procure um modelo que ofereça compressão adequada para auxiliar na circulação sanguínea e reduzir a fadiga muscular.

Além disso, verifique se o tecido possui propriedades de absorção de umidade e secagem rápida, para ajudar a manter o corpo seco durante os treinos intensos.

Conclusão

Conforme vimos no decorrer do artigo, cada camisa térmica possui suas próprias características e individualidades. 

Afinal de contas, no que diz respeito a isolamento térmico, umidade e respirabilidade, cada tecido age de um modo diferente.

Portanto, ao comprar uma camisa desse tipo, certifique-se de que o produto esteja realmente de acordo com as suas necessidades.  Do contrário, ele se tornará um incômodo no seu dia a dia sem que você consiga aproveitar seus benefícios.

Post anterior
Próximo post
Alguém comprou recentemente um
[tempo] atrás, de [local]

Obrigado por se inscrever!

Este email já foi registrado!

Compre o visual

Escolher opções

Visualizações Recentes

Editar opção
Back In Stock Notification
this is just a warning
Entrar

Antes de ir embora...

Ganhe 5% na sua primeira compra

20% off

Enter the code below at checkout to get 20% off your first order

CODESALE20

Continue Shopping

✔️ Produto adicionado com sucesso.