Pular para o conteúdo

O que você procura?

News

Blusa de proteção UV substitui protetor solar? 

por Augustus Figueiredo 19 Jun 2023

A luz solar é muito importante para o corpo humano, contudo, os raios ultravioleta (UVA e UVB) são nocivos à saúde. Essa condição nos impede de ficar muito tempo expostos ao sol, já que essa exposição pode causar danos à pele e doenças graves.  

Diante dessa condição, torna-se necessário adotar medidas de proteção contra a radiação ultravioleta, a fim de desfrutar dos benefícios do sol sem comprometer nossa saúde. Mas fica o questionamento: "blusa de proteção UV substitui protetor solar?"

Cada um desses modelos de proteção tem seus benefícios e malefícios e, por este motivo, esse assunto merece uma atenção maior, principalmente para pessoas que passam grandes espaços de tempo em contato com o sol! 

Por este motivo, hoje, neste artigo, trouxemos todas as informações necessárias para te responder e te auxiliar na compreensão deste tema tão importante! Fique conosco e entenda de forma simples, clara e objetiva qual é a melhor escolha para você! 

A Blusa de proteção UV substitui o protetor solar?

Em questão à proteção corporal, a resposta é sim! Porém, quando falamos em relação ao rosto, orelhas e outras partes que ficam descobertas, é necessário recorrer ao protetor solar. 

Ambas as formas de proteção são essenciais para manter a pele saudável, apesar das claras vantagens de uma em relação a outra. Isso vale para pessoas de qualquer tipo de tom de pele e, principalmente, aquelas com mais sensibilidade ao sol. 

A blusa de proteção UV é muito eficiente quando queremos proteger a nossa pele dos raios ultravioleta, mas ela deve ser usada em conjunto com o protetor solar. Isso porque a roupa protege apenas as partes cobertas, deixando as demais expostas. 

A proteção máxima é garantida quando se aplica bloqueador solar em partes como: 

  • face;
  • orelha;
  • pescoço;
  • e mãos.

Se combinados com chapéu e óculos escuros, os resultados são ainda melhores.

 

É realmente necessário se proteger do sol com protetor solar e roupa UV?

A exposição à luz solar traz muitos perigos para a saúde de quem não se protege, isso é fato. 

Muitas pessoas não têm o hábito de usar roupas apropriadas ou filtro solar antes de sair de casa ou, até mesmo, quando vão até praias, piscinas etc.

Com o passar do tempo, essa atitude pode trazer muitas consequências graves.

A exposição pode causar diversos problemas para a pele, desde: 

  • manchas;
  • queimaduras;
  • alergia;
  • insolação;
  • melasma (mancha amarronzada).

Até o câncer de pele. Mesmo durante o inverno, a radiação ultravioleta pode ser perigosa e se cuidar continua sendo essencial. 

O que é FPS e FPU? 

O Fator de Proteção Solar (FPS) é encontrado nos cremes e sprays e tem como objetivo proteger a pele dos raios UVB.

Já o fator de proteção ultravioleta (FPU) protege contra os dois tipos de raios ultravioleta – UVA e UVB – e são encontrados nas roupas de proteção UV.

A proteção FPU é recomendada por causa do seu alto nível de proteção aos raios nocivos. Ela protege contra diversas doenças. Por isso, antes de comprar a sua camisa UV, verifique se ela tem FPU.

Roupas com proteção solar são eficientes? 

Sim! Roupas UV são fabricadas com tecnologia avançada para proporcionar a segurança necessária contra os raios ultravioleta e são extremamente eficientes! 

Essas peças filtram os raios UVA e UVB na mesma proporcionalidade, impedindo-os de atingir a pele. Essa filtragem eficiente não ocorre com a mesma intensidade quando se usa protetor solar. 

Seja creme ou spray, os protetores solares, protegem menos da metade dos raios solares ultravioletas. Já a camisa UV, filtra mais de 98% da radiação UVA e UVB. 

Em suma, a alta proteção promovida pela blusa UV demonstra que ela é mais eficaz do que o bloqueador solar.  

Para criar uma barreira contra o sol, o protetor precisa ser replicado diversas vezes ao longo do dia. Caso esse processo não seja realizado corretamente, a pele exposta pode sofrer queimaduras moderadas e graves.

Qual é a escolha mais eficaz: Camisa UV X Protetor solar?

A blusa de proteção UV é mais eficaz contra os raios solares por causa da sua tecnologia especial, apropriada para bloquear a radiação nociva à pele. Por causa do seu alto padrão de qualidade, as camisas tornaram-se populares no Brasil.

Quem busca proteção à radiação sempre opta por roupas UV. Nas praias, parques e academias é possível encontrar muitos adeptos desse tipo de vestuário que protege durante o dia todo. 

A qualidade dessas roupas está no seu fator de proteção ultravioleta (FPU). Peças com esse fator são consideradas seguras e podem ser usadas por quem passa bastante tempo exposto ao sol. 

Quem pode usar roupas de proteção UV?

Pessoas de qualquer idade podem usar blusas, camisas e outras roupas de proteção ultravioleta, inclusive crianças.

Por não terem produtos químicos, essas peças não causam irritação, nem alergia. 

Assim, é recomendável utilizá-las até mesmo em bebês que possuem a pele sensível.

Inclusive, pessoas idosas também devem fazer uso da peça. Por terem a pele mais delicada, o sol pode causar manchas e irritações. 

Qual é o nível de proteção da blusa UV?

Por ser uma roupa feita de tecidos especiais e de tecnologia avançada, as blusas UVs são bastante duráveis e oferecem um alto nível de proteção à radiação – aproximadamente 98% de eficácia

Além disso, você estará protegido por todo tempo em que estiver usando. Não precisa trocar de camisa, nem passar nenhum produto. O fator FPU é permanente e não sai durante a lavagem. 

Isso significa que você poderá lavar e secar as camisas UV quantas vezes precisar sem danificar seu desempenho. 

Camisas UV protege contra o envelhecimento precoce?

Sim, as partes cobertas pelas camisas UV estão protegidas do envelhecimento precoce causado pelo contato excessivo com os raios UV. Com isso, evita-se aquele aspecto de pele envelhecida e com manchas. 

Já as partes expostas ao sol devem ser protegidas com protetor solar.

É recomendado aplicar o creme a cada duas horas. Caso a pessoa esteja na praia e tome banho de mar, a reaplicação deve ser em menos tempo. 

É importantíssimo cumprir essas etapas a fim de evitar problemas relacionados à radiação solar, sobretudo o câncer de pele, um dos mais diagnosticados no Brasil.

Camisa de proteção solar são vendidas no Brasil?

Sim! O crescimento da popularidade desses modelos de camisa UV está em grande escala no Brasil e em todo mundo! Não é atoa, que ultimamente é fácil encontrar diversas pessoas usando as camisas UV nas ruas, praias e outros ambientes... 

As camisas de proteção UV são vendidas no Brasil, porém, é muito bom ter em mente que o investimento só deve ser feito em um produto de boa qualidade e que seja testado! 

Aqui - na Loja Atoomic - você pode encontrar as melhores camisas de proteção UV, com ação de proteção térmica e efeito segunda pele.

Nossa loja conta com diversos modelos: manga curta, manga longa e gola alta - cada uma com suas características específicas - oferecendo proteção e sofisticação para o seu dia a dia! 

 

Post anterior
Próximo post
Alguém comprou recentemente um
[tempo] atrás, de [local]

Obrigado por se inscrever!

Este email já foi registrado!

Compre o visual

Escolher opções

Visualizações Recentes

Editar opção
Back In Stock Notification
this is just a warning
Entrar

Antes de ir embora...

Ganhe 5% na sua primeira compra

20% off

Enter the code below at checkout to get 20% off your first order

CODESALE20

Continue Shopping

✔️ Produto adicionado com sucesso.