Pular para o conteúdo

O que você procura?

News

Poliamida X poliéster: Qual é a melhor escolha?

por Marketing Maturare 19 Jun 2023

Você sabe a diferença entre poliamida e poliéster?

Esses dois tecidos são muito utilizados na fabricação de diferentes tipos de roupas, principalmente os modelos de camisas de compressão, uv e térmicas

Com o avanço da tecnologia, a indústria têxtil tem inovado para oferecer vestuários confortáveis, respiráveis, macios ao toque e que proporcionem bem-estar

Essas características fazem da poliamida e do poliéster um dos melhores tecidos para a fabricação de camisas, blusas, regatas, calças e etc.

Nesse artigo, falaremos e olharemos individualmente para cada um dos tecidos e abordaremos sobre: funcionalidade e características de cada um, suas principais diferenças, informações importantes e muito mais!

Além disso, explicaremos qual a melhor época do ano para usar poliamida e poliéster. Confira!

 

Poliamida: tecido nobre e fios tecnológicos 

Iniciando pela poliamida, em relação ao seu surgimento, esses tecidos foram desenvolvidos aproximadamente entre os anos de 1930 - desenvolvido pelo químico Wallace Hume Carothers. 

Este produto "caiu no gosto" dos consumidores e das indústrias, sendo uma poderosa escolha até os dias atuais. 

A poliamida é uma fibra sintética fabricada com o uso de técnicas especiais e tecnologia avançada. É o que tem de melhor no mercado têxtil e vestuário.

Devido às suas propriedades, a poliamida é muito utilizada na confecção de lingeries, roupas de praia (biquínis e sungas) e roupas fitness. 

A fibra também é muito usada na fabricação de camisas e camisetas. Quem conhece esse material o aprova em razão do seu toque macio, sedoso e refrescante.

É justamente essa refrescância que faz a poliamida ser ideal para o cotidiano e para dias quentes.  

Por fim, a  roupa de poliamida absorve o suor, evitando a umidade corporal e o mau odor. Essa é uma característica que atrai muitos consumidores, principalmente os adeptos de atividades esportivas intensas.

 

Quem usa poliamida sente calor?

A poliamida é “geladinha” e dá uma sensação de frescor. É por esse motivo que camisas e outros vestuários feitos dessa fibra sintética são ideais para dias quentes.

Ou seja, quem usa esse tecido não sentirá calor, mas refrescância. 

Devido a essa propriedade, o material é usado na fabricação de biquínis, sungas, camisas para caminhadas, ciclismo e academia.

Quem trabalha em locais com temperaturas altas pode usar vestuários de poliamida para se sentirem arrefecidos. 

 

 

Poliamida + elastano: vale a pena?

O elastano (lycra) cumpre uma função especial quando mesclado a poliamida.

Além da elasticidade, o tecido aumenta o conforto e proporciona bem-estar. É bom destacar que roupas com poliamida e elastano também são mais duráveis e oferecem boa modelagem. 

O objetivo do elastano é deixar as fibras das roupas mais resistentes, evitando que elas quebrem à medida que são usadas e lavadas.

Esse benefício aumenta a vida útil de suas peças, que podem ser usadas por muito mais tempo. 

  

Poliamida nas camisas térmicas  

As roupas térmicas feitas de poliamida proporcionam muitos benefícios aos usuários, como a manutenção da temperatura natural do corpo e a proteção contra os raios solares nocivos à saúde.  

Fora esses, podemos citar os seguintes:

  • Absorção do suor;
  • secagem rápida;
  • Conforto;
  • Refrescância; 
  • Durabilidade. 

Poliéster: tecido com qualidade comprovada

Quem usa roupas de poliéster comprova a qualidade e eficiência dessas peças.

Assim como a poliamida, ela oferece o benefício de secar rápido. Fora isso, uma das principais características dessa fibra sintética é a resistência. 

A qualidade do material resiste até mesmo aos produtos químicos utilizados no processo de lavagem, como o sabão em pó.    

Como o tecido não amassa, elas são uma opção para aqueles que possuem uma vida corrida e não tem tempo a perder com roupas que demoram a secar ou que sempre precisam ser passadas. Isso sem falar que a fibra não encolhe e resiste a muitas lavagens. 

Em resumo, ter roupas de poliéster em seu guarda-roupa garantem muito mais conforto e praticidade no seu dia a dia. 

 

Poliéster pode ser usada no verão?

Apesar de ser indicada para o frio, o poliéster também pode ser utilizado no calor. Afina, a tecnologia avançada do tecido evita que o usuário se sinta com o corpo quente e desconfortável. 

As roupas com essa fibra sintética voltadas para verão ou dias quentes são extremamente leves e confortáveis, além de evitarem que você fique encharcado de suor. 

 

Poliéster deforma?

Diferentemente dos tecidos naturais, o poliéster não deforma e nem estica.

Você pode lavá-lo centenas de vezes, mas ele continuará novo, sem apresentar deformação na fibra e na cor. Outro benefício é que as roupas de poliéster são muito fáceis de lavar. 

 

Os principais benefícios do Poliéster 

Como você pode perceber, são inúmeras vantagens proporcionadas pelo poliéster. Para fixar, vamos destacá-las novamente. 

  • Fácil de lavar
  • Seca rápido
  • Confortável
  • Boa absorção da umidade e suor
  • Resistência
  • Durabilidade 
  • Não amassa

 

Poliamida X Poliéster: Qual tecido usar no inverno e no verão?

Para o seu conforto, é importante você saber qual tecido é o mais ideal no inverno e no verão. 

Em dias mais frios e no inverno, recomenda-se utilizar camisas ou camisetas de poliéster para se proteger das baixas temperaturas, principalmente durante atividades ao ar livre.

Esse material aquece, é fácil de secar e evita que o corpo tenha contato com a umidade do suor.

Agora, se a temperatura subir ou o verão chegar, opte sempre por roupas feitas de poliamida. Esse tecido dá uma sensação de frescor e não aquece.  Assim como o poliéster, a poliamida tem rápida secagem. Uma outra vantagem desse tecido é o tratamento antiodor.   

 

Qual tecido escolher?

Os tecidos sintéticos oferecem diversas vantagens para o dia a dia em razão da sua flexibilidade, durabilidade e resistência. Fora isso, são úteis em qualquer situação, seja no trabalho, cotidiano, atividades físicas e lazer. 

Em síntese, o poliéster é um pouco mais resistente e, na maioria das vezes, apresenta um custo mais baixo. Já o poliamida possui um aspecto mais sedoso, o que eleva a sensação de conforto.  

Independente do seu gosto, saiba que ambos os materiais são excelentes escolhas e precisam estar presentes no seu guarda-roupas. 

Post anterior
Próximo post
Alguém comprou recentemente um
[tempo] atrás, de [local]

Obrigado por se inscrever!

Este email já foi registrado!

Compre o visual

Escolher opções

Visualizações Recentes

Editar opção
Back In Stock Notification
this is just a warning
Entrar

Antes de ir embora...

Ganhe 5% na sua primeira compra

20% off

Enter the code below at checkout to get 20% off your first order

CODESALE20

Continue Shopping

✔️ Produto adicionado com sucesso.